←
Notíciafonte única · há 1 h
Mercados

Microsoft derruba rede internacional de phishing que aceitava criptomoedas

A Microsoft desmantelou uma grande rede de phishing responsável pelo envio de mais de 1 bilhão de mensagens fraudulentas.

Visão geral

A operação contou com a participação da empresa de inteligência TRM Labs e mirou serviços ilícitos que comercializavam kits de golpes na internet. Entre os alvos falsificados estavam sites governamentais, como o do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), além de plataformas globais.

O que aconteceu

  • Segundo o Livecoins, a Microsoft revelou em relatório a desestruturação de uma rede de phishing que enviou mais de 1 bilhão de mensagens em 2026.
  • Conforme o Livecoins, os criminosos comercializavam kits completos para fraudes por meio de estruturas como a YAM Store, CoGUI e Iron Man.
  • A investigação apontou que os criminosos aceitavam pagamentos em criptomoedas, incluindo USDT e Ethereum, para dificultar o rastreamento, segundo o Livecoins.

Números-chave

Mensagens enviadas
1 bilhãosegundo o Livecoins
Mensagens para clientes Microsoft
750 milhõessegundo o Livecoins
Organizações alvo
75 milsegundo o Livecoins

Citações

“A YAM Store e as empresas afiliadas que comercializavam kits de phishing aceitavam pagamentos em criptomoedas, incluindo USDT e Ethereum, acrescentando outra camada de ocultação às atividades ilícitas.”

— Microsoft

“O objetivo final desses agentes é utilizar dados de pagamento roubados para realizar compras fraudulentas de produtos de alto valor ou transações fraudulentas em plataformas financeiras legítimas.”

— Iron Man

Por que importa

O uso de criptomoedas em redes de cibercrime reforça a necessidade de maior monitoramento e cooperação internacional entre empresas de tecnologia e autoridades para combater fraudes financeiras.

v1.7.19